terça-feira, 13 de setembro de 2016

Tutoria imagem interativa (render 360°) - Sketchup

As imagens interativas estão em alta, e quando se trata de maquete eletrônica tudo que vier para somar estamos aderindo. Aqui irei passar o passo-a-passo, que é muito fácil!!! Em apenas 5 passos sua panorâmica está pronta para ir para um outro programa para ser interativa!!!! 
O bom de fazer as imagens 360° interativas é que vocês não vão precisar mais renderizar várias imagens para mostrar o ambiente para o seu cliente, eu super recomendo...

Como fazer um render panorâmico 360° interativo usando o SketchUp + V-RAY:
1° passo: Abra a janela de configuração do render no v-ray!



2° passo: Clique na Aba câmera.


3° passo: onde tem Type coloque em Spherical, depois ative o Override FOV, colocando o valor de 359°, isso mesmo não coloque 360° pois o v-ray não vai compreender pois o 0° e o 360° estão no mesmo ponto.




4° passo: Clique na aba Output.





 5° passo: Use valores de width e Height em proporção 2:1, mas o valor mínimo recomendado é de 2000:1000, porque a região a ser visualizada é bem menor que o tamanho total.




Agora mande renderizar. O resultado será uma imagem distorcida como a que está abaixo.



kkkkk.... Quando a imagem está distorcida não tem nenhum glamour!!! Mas, estamos com mais da metade do caminho andado.

Agora você precisará de um programa que transforme esta imagem para o formato interativo.Tem o software Realviz Stitcher que é o melhor programa para a criação de imagens panorâmicas, vocês podem baixar a versão para teste gratuita.
Aqui eu irei passar por onde eu fiz a minha imagem interativa "Thexifer.net" que não precisa baixar pois ele transforma suas imagens panorâmica em interativas online!!! 


1° passo: Para anexar a imagem panorâmica que deve ser transformada em imagem interativa clique no local onde indica a imagem.
OBS: O "Thexifer.net" só aceita imagens em JPG, então se tentarem outros formatos o mesmo não suporta!!!
Sabemos que o JPG tem menos qualidades que o PNG, para não perder muita qualidade recomendo que façam com uma resolução melhor.


2° passo: Após a imagem carregar clique em eXIF.me.


3° passo: Vai abrir uma janela, na opção Make coloque "RICOH", na opção Model coloque "RICOH THETA S".



4° Passo: Vá até a parte inferior da janela e clique em GO.eXIFing.


5° Passo: Pronto agora é só clicar em Download.me, escolher o local que quer salvar o arquivo e já pode postar no seu facebook!!!!


Detalhe o leitor de imagem do seu computador pode não ler imagens interativas, caso queira visualizar as imagens no seu computador para mostrar aos clientes sugiro que baixe o Go pro VR play é um programa grátis. Com ele você consegue visualizar qualquer imagem panorâmica de forma interativa, mas se enviar a panorâmica renderizada pelo V-ray para o facebook ela vai ser apenas uma imagem distorcida e sem interatividade. 



Pena que o Blog não abra imagens interativas, por isso vou anexar o link da imagem que postei no meu face para vocês verem o resultado!!!
https://www.facebook.com/arqui.glamour/
Espero ter ajudado, bjs...

Ainda por esses dias estarei postando novas dicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário